Notícias

Fique a par das novidades, não perca nada!

A história do cinema em 40 sequências

No âmbito dos Encontros de Cinema de Viana a AO NORTE, em parceria com o CFAE de Viana do Castelo, realiza Ações de Curta Duração para professores. Neste contexto, a AO NORTE propõe uma Ação de Curta Duração sobre a narrativa cinematográfica. É através da narrativa que o cinema consegue contar histórias, transmitir emoções, explorar personagens e mundos, e comunicar ideias. A narrativa cinematográfica é uma forma complexa que combina elementos visuais, sonoros e de performance para criar uma experiência imersiva para o espectador. Compreender estes elementos ajuda-nos a melhor compreender a arte por trás deles. Propomos uma viagem pela História do Cinema através da análise de sequências de filmes produzidos ao longo dos últimos 129 anos. Esta Ação contribuirá para fornecer instrumentos de trabalho aos professores no que diz respeito à descodificação fílmica em sala de aula.

Inscrever

notícias

Reunião Rede CFAE Norte

No dia 11 de dezembro, o CFAE de Viana do Castelo foi anfitrião do Encontro da Rede CFAE Norte, que reuniu Diretores/as de CFAE, Representantes AFC e Embaixadores/as Digitais. No evento estiveram presentes o Secretário de Estado da Educação, o Presidente da CM de Viana do Castelo, o Representante da Rede CFAE Norte, a Diretora do AE de Monserrate, o Vereador da Educação, o Delegado Regional da DGEstE Norte e o Coordenador Nacional do Projeto MAIA.

Na sua intervenção, o Secretário de Estado da Educação referiu que os Centros de Formação 'são estruturas fundamentais' e que, ao longo do tempo, 'demonstraram a capacidade de adaptação que sempre tiveram'. O Presidente da Câmara garantiu que o Centro de Formação de Associação de Escolas de Viana do Castelo 'terá sempre o apoio do Município para que a visão e missão desta rede se concretize'. O Diretor do CFAE de Viana do Castelo, destacando a importância da Formação destinada ao Pessoal Não Docente, reiterou a disponibilidade 'para colaborar com a Câmara Municipal e a CIM do Alto Minho na elaboração e desenvolvimento dos Planos de Formação destinados aos profissionais não docentes, ao serviço nas escolas do concelho'. Por fim, o representante da Rede CFAE Norte, assegurou que 'Não precisamos de muitos, mas sim de bons recursos para desempenharmos funções importantes', afirmando que 'a lógica dos Centros de Formação é assente, por completo, na colaboração'.

Terminada a reunião, os participantes visitaram o Museu do Traje, a que se seguiu o habitual Almoço de Natal.

notícias

Seminário Capacitação Digital das Escolas | (Re)configurar espaços de Aprendizagem

No passado dia 11 de outubro, o CFAE de Viana do Castelo esteve presente no Seminário Capacitação Digital das Escolas | (Re)configurar espaços de Aprendizagem. O Evento, que contou com a presença de mais de mil participantes, decorreu em Santarém, tendo sido dirigido a Diretores de Agrupamentos de Escolas, Diretores de Centros de Formação de Associação de Escolas e outros docentes e técnicos envolvidos diretamente na Transição Digital na Educação.

Ver Programa

Ver Vídeo

notícias

II Ciclo Conferências - CFAE Viana do Castelo

Webinar Apresentação/Introdução da Temática (10 de maio) "Desenvolvimento Digital das Escolas: Desafios e constrangimentos"


Webinar - PADDE AE Arga e Lima + Diretor AE Arga e Lima (Perspetiva das Lideranças)


Webinar - PADDE AE Monte da Ola 


Webinar - PADDE - Diretor AE Monte da Ola (Perspetiva das Lideranças)


Webinar - PADDE - Vereador da Educação (Perspetiva do município)


Webinar - PADDE - CCTIC-UM (Perspetiva das IES)


notícias

Inscrições - Formação PCDD, modelo "b-learning" (início em setembro 2023)

Formação de Capacitação Digital, modelo b-learning, para as Oficinas N1, N2 e N3, organizada em sessões presenciais e não presenciais (síncronas e assíncronas). 

Decorrem às segundas-feiras, de 11 de setembro a 30 de outubro, de 2023.

Decorrem às quartas -feiras, de 13 de setembro a 01 de novembro, de 2023.

C5T4 (GR100)

Clicar para inscrever

C14T29 (Nível 1)

Formação b-learning

Clicar para inscrever

C13T25 (Nível 1)

Formação b-learning

Clicar para inscrever

C15T8 (Nível 2)

Formação b-learning

Clicar para inscrever

C14T30 (Nível 2)

Formação b-learning

Clicar para inscrever

C15T7(Nível 3)

Formação b-learning

Clicar para inscrever

notícias

Semana Nacional de Formação - Viana do Castelo 2023

A Direção-Geral da Educação/Desporto Escolar e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares/DSR do Norte, em parceria com as Federações Desportivas, o CFAE de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, proporcionam aos professores de Educação Física e do Desporto Escolar, formação para o ensino e treino de diversas modalidades, que permita promover o sucesso da intervenção junto dos alunos, elevando o nível de desempenho da prática desportiva no Desporto Escolar

Clicar para Informações e Inscrições

notícias

II Ciclo Conferências-CFAE Viana do Castelo

Webinar Apresentação/Introdução da Temática (03 de maio) "Capacitação Digital: Da formação às práticas"


Webinar - Oficina de Formação (Pré-Escolar)


Webinar - Oficina de Formação (Nível I)


Webinar - Oficina de Formação (Nível II)


Webinar - Oficina de Formação (Nível III)


Webinar - Capacitação Digital nas Escolas - Diretora AE Monserrate (Perspetiva das Lideranças) 


Webinar - Capacitação Digital nas Escolas - Diretora AE Barroselas (Perspetiva das Lideranças) 


Webinar - Desenvolvimento Profissional Docente - Pro-presidente do IPVC (Perspetiva das IES) 

notícias

II Ciclo de Conferências CFAE Viana do Castelo

O CFAE de Viana do Castelo tem previsto, no Plano de Atividades 2022/23, o II Ciclo de Conferências dedicado à temática da transição digital, organizado em duas Conferências que decorrem nos próximos dias 03 e 10 de maio.

A 03 de maio, a sessão "Da formação às práticas", procura explorar os pontos de vista de vários intervenientes, relativamente ao impacto da formação nas práticas. A 10 de maio, a sessão "Desenvolvimento Digital das Escolas; Desafios e constrangimentos", apresenta testemunhos sobre os reflexos da transição digital nas dimensões organizacional, pedagógica e tecnológica das escolas. 

A participação no evento, de caráter formativo, releva para a formação contínua de professores, como Ação de Formação de Curta Duração (ACD), de 6 horas.

 

Clicar para Inscrever

notícias

Encontro de Bibliotecas Escolares - A CIÊNCIA DE EDUCAR

A 14.ª Edição dos Contronos da Palavra realiza-se, no evento deste ano, sob o tema "A Ciência de Educar". Contando com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares, a Câmara Minicipal de Viana do Castelo e o CFAE de Viana do Castelo, encontra-se organizado em sessões presenciais e não presenciais, síncronas, nos dias 22 a 28 de abril. 

A programação do dia 22 de abril decorre presencialmente, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo  e na ES de Monserrate, realizando-se, nos restantes dias, em sessões online. Os docentes inscritos, após comunicação de confirmação da inscrição, pelo CFAE de Viana do Castelo, deverão proceder  à inscrição no Workshop em que desejam participar, bem como, para aqueles que não tenham, criar Conta de Utilizador na MOODLE deste CFAE. 

A inscrição na Ação de Formação e no Workshop é feita em dois registos, cumulativos, através das ligações abaixo:  

(Inscrições até 14 de abril)


Inscrição na Ação de Formação

Inscrição no Workshop

Inscrição na Plataforma MOODLE

notícias

Inscrições - Formação "b-learning"

O Plano de Formação para a Capacitação Digital decorrerá, em regime b-learning, com as Oficinas de Formação Nível 1, 2 e 3 organizadas em sessões presenciais e não presenciais (síncronas e assíncronas). 

Decorrem às segundas-feiras, de 17 de abril a 26 de junho, de 2023.

Decorrem às quartas -feiras, de 19 de abril a 28 de junho, de 2023.

C5T4 (GR100)

Clicar para inscrever

C13T24 (Nível 1)

Formação b-learning

Clicar para inscrever

C13T23 (Nível 1)

Formação b-learning

Clicar para inscrever

C14T27 (Nível 2)

Formação b-learning

Clicar para inscrever

C14T26 (Nível 2)

Formação b-learning

Clicar para inscrever

C15T7 (Nível 3)

Formação b-learning

Clicar para inscrever

C15T6 (Nível 3)

Formação b-learning

Clicar para inscrever

notícias

Acompanhamento, Monitorização e Avaliação dos Impactos da Formação

Em reunião protocolar, realizada na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (ESE), foram assinadas as Adendas aos Protocolos de Colaboração entre a ESE e os CFAE de Viana do Castelo; Vale do Minho; CENFIPE e Barcelos-Esposende.

A Adenda formaliza a colaboração que esta IES irá prestar, através do acompanhamento, monitorização do Plano de Formação Escola+, bem como da avaliação dos impactos da Formação.  

O Plano de Formação, em execução, através dos Cursos e Oficinas de Formação, promovidos por este Centro, encontra-se orientado para a recuperação das aprendizagens e desenvolvimento psicopedagógico e motor das crianças e jovens e funda-se nos Eixos: Recuperar com Matemática (AEEMEB); Recuperar Incluindo (Educação Inclusiva) e + Avaliação e diagnóstico (Projeto MAIA). 

notícias

Ações de Formação - Capacitação em Educação Inclusiva

O CFAE de Viana do Castelo dá início ao processo de capacitação em Educação Inclusiva, através da abertura a inscrições de Ações de Formação, destinando uma Turma de Formação a cada um dos sete Agrupamentos de Escolas Associados, de acordo com os universos de docentes previamente estabelecidos, a saber: Seis Coordenadores/as de Departamento; 10% no n.º de Docentes do AE e dois Técnicos.  

AE  Abelheira (Inscrever)

AE Arga e Lima (Inscrever)

AE Barroselas (Inscrever)

AE Monserrate (Inscrever)

AE Monte da Ola (Inscrever)

AE Pintor José de Brito (Inscrever)

AE SM Maior (Inscrever)

notícias

Seminário Capacitação em Educação Inclusiva

Realizou-se, na Faculdade de Psicologia, da Universidade do Porto, no dia 31 de janeiro, o Seminário de lançamento do Programa de Capacitação em Educação Inclusiva, evento que teve como público convidado Formadores/as, Representantes AFC e Diretores/as de CFAE.   

O Seminário contou com intervenções da Subdiretora-Geral da Educação, Dra. Maria João Horta; do Conselho Diretivo da ANQEP, Dra. Alexandra Figueiredo; da ESE de Santarém, Dra. Susana Colaço e com a brilhante palestra da Professora Ariana Cosme, que levou os presentes a refletir sobre os desafios com que os docentes se deparam, no seu quotidiano profissional, deixando claro que o seu exercício implica inquietações e opções, num quadro de valores humanistas, num apelo à dimensão autoral da profissão.     

notícias

Formação - Autonomia e Flexibilidade Curricular

Com o objetivo de apoiar os/as docentes dos AE do concelho de Viana do Castelo, capacitando e desenvolvendo profissionalmente, o CFAE de Viana do Castelo disponibiliza formação na área da Autonomia e Flexibilidade Curricular(AFC), encontrando-se abertas a inscrição três Ações de Formação de Curta Duração que abordam dimensões do Projeto AFC:
 
1 - "Consolidação do Diploma do Currículo dos Ensinos Básico e Secundário - Decreto-Lei 55/2018"
2 -  "Domínios de Autonomia Curricular"
3 - "Caminhos para uma Educação Inclusiva"

notícias

Reunião Projeto MAIA

Realizou-se, em Guimarães, no dia 28 de outubro, no âmbito das ações de monitorização e acompanhamento do Projeto MAIA, reunião de trabalho, dinamizada pelo Coordenador Nacional, Eusébio André Machado.

Com o objetivo de transmitir informações, revisitar a Agenda para a Avaliação das Aprendizagens para Portugal (1992-2022) e  abordar as Ações de Formação que irão para o terreno, nas modalidades de Oficina de Formação e Círculo de Estudos, teve como destinatários Representantes AFC e Diretores/as da Rede CFAE-Norte.  

notícias

Plano de Formação 2022/23 (Pessoal Não Docente)

(Ver / Inscrever aqui)

O Plano de Formação 2022/23 (PND) procura responder, através da Formação proposta, às necessidades identificadas, fomentando a capacitação e o desenvolvimento profissional de Assitentes Operacionais, Assistentes Técnicos e Técnicos Superiores, dos AE Associados deste CFAE.

notícias

Plano de Formação Escola +

(Ver / Inscrever aqui)

O Plano de Formação Escola+, encontra-se orientado para a recuperação das aprendizagem e desenvolvimento psicopedagógico e motor das crianças e jovens, procurando garantir que ninguém fica para trás. É neste contexto que se torna necessário corporizar as ações e as medidas previstas no Plano 21|23 Escola+ que prevê, para o desenvolvimento profissional dos docentes, formação contínua nos Eixos 1.3.4. Recuperar com Matemática (AEEMEB); 1.3.7 Recuperar Incluindo (Educação Inclusiva) e 1.5 + Avaliação e diagnóstico (Projeto MAIA). 

É nos pressupostos da orientação destes três eixos que se inscreve o Plano de Formação Escola+ do CFAE de Viana do Castelo, com a finalidade de desenvolver profissionalmente e capacitar os docentes dos Agrupamentos de Escolas Associados, nas três áreas de formação propostas pelo Plano 21|23 Escola+, bem como em outras áreas que contribuam para a recuperação das aprendizagens e para o desenvolvimento psicopedagógico e motor das crianças e jovens.

notícias

ACD "Viana do Castelo, cidade de conexões (im)prováveis"

A ACD "Viana do Castelo, cidade de conexões (im)prováveis" desafia conceitos, questiona necessidades, aponta estratégias e explora metodologias criativas para abordar transversalmente o património que nos rodeia junto dos públicos mais jovens e para promover a interculturalidade, vínculos de apropriação e valorização e, também, uma atitude cívica ativa na sua preservação. Proposta no âmbito do protocolo de colaboração entre o Plano Nacional das Artes, o município de Viana do Castelo e o CFCVC, a realizar no dia 08 de setembro próximo, encontra-se organizada em  dois momentos: 1º Momento (manhã) A relação com o património - percurso pela cidade. Almoço para participantes.
2º Momento (tarde) A relação com as pessoas/instituições: apresentação das programações culturais, dos serviços educativos, do PNA.
 

notícias

PCDD - Oficinas de Formação (setembro 2022)

Já disponível, a inscrição nas Oficinas de Formação da capacitação digital, com início em setembro 2022

notícias

Encontro de Bibliotecas Escolares - CONHECER O PASSADO, PROJETAR O FUTURO

A Formação realiza-se na modalidade de b-learning

A programação do dia 23 de abril decorre de forma presencial, no Auditório Lima de Carvalho e na ES Monserrate. Nos restantes dias as sessões serão online. Os docentes inscritos receberão, atempadamente, a hiperligação para as sessões.

A inscrição na Ação de Formação e no Workshop é feita em dois registos, cumulativos, através das ligações abaixo:  

Inscrição na Ação de Formação

Inscrição no Workshop

notícias

Ciclo Conferências " Escolas do Nosso Século: desafios e oportunidades" (ACD)

O CFAE de Viana do Castelo, no âmbito do planeamento de prioridades pedagógicas e organizacionais orientadas para a melhoria do ensino, tem previsto, no seu Plano de Atividades 2021/22, um Ciclo de Conferências dedicado à temática da Transição Digital, denominado "Escolas do Nosso Século: desafios e oportunidades", organizado em três Conferências que decorrem nos dias 20 de abril, 04 e 11 de maio.  

Ver Programa e Oradores


Vídeo Conferência I (20 de abril)- "Avaliação Pedagógica: O Novo referencial e as tecnologias digitais"


Vídeo Conferência II (04 de maio) - "Oferta Curricular de Proximidade"

(Ver)


Vídeo Conferência III (11 de maio) - "Manuais Digitais, Reposotórios de Conteúdos e Learning Objects" 

(Ver)


notícias

Ação de Formação de Curta Duração "Aniki-Bóbó - Propostas de análise fílmica"

Ação de Formação para Professores, em colaboração com o CFAE de Viana do Castelo.

No âmbito dos Encontros de Cinema de Viana são realizadas ações para as Escolas. Assim, propomos uma Ação de Curta Duração para professores com propostas de exploração pedagógica do filme Aniki-Bóbó, de Manoel de Oliveira, celebrando um filme que é um clássico do Cinema Português e é passível de ser explorado em termos de conhecimento de uma realidade social de uma época e de valores universais. Esta ação permitirá dar instrumentos de trabalho aos professores para a descodificação fílmica em sala de aula.

notícias

Plano de Formação 2021/23

O Plano de Formação 2021/23, elaborado em linha com as orientações da Resolução do Conselho de Ministros nº 30/2020 que aprova o Plano de Ação para a Transição Digital, é um instrumento ao serviço de uma forte aposta na capacitação de docentes, corporizado pelo Plano de Capacitação Digital de Docentes,  que tem como finalidade  garantir a aquisição das competências necessárias para um desempenho docente qualificado nos diversos contextos educativos digitais.

 (Ver Plano) 

notícias

122

Formadores

123

Ações

2260

Docentes

10

Agrupamentos